Agosto / 2020
Indico esse excelente livro com muitos conceitos importantes para todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescente.
Indico
Me segue no Instagram: @paulaabdo33
__________________________________________________________________________
Julho / 2020
Aproveitando a situação da pandemia para atualizar as leituras. E você, o que está lendo ? Hoje indico o maravilhoso livro.
O livro Uma viagem pelo cérebro é excelente para compreender o funcionamento do sistema nervoso. A linguagem é clara e objetiva. A leitura flui tranquilamente e trás muitos conceitos. Boa leitura e aprendizagem !
Me segue no Instagram: @paulaabdo33
_________________________________________________________________________
ABRIL/2017
Segue um link para ver o video sobre o livro. Excelente !
https://vimeo.com/76046436
(Ripper: Taberna da História) Reconstrução do Cérebro
Veja pesquisadores pioneiros que fizeram descobertas revolucionárias sobre a plasticidade do cérebro humano. Pacientes que pensavam ter uma doença incurável, mas que estão vivendo uma vida normal. O cérebro humano revela-se surpreendentemente flexível e adaptável. Apresenta razões para reconsiderarmos o modo como vemos a mente humana. Baseado no livro "O Cérebro Que Se Transforma"
_______________________________________________________________________________
JANEIRO/2017
Esse video é incrível. Todo ser humano pode mudar sua vida. Toda criança pode ser e realizar suas mais intimas e justas aspirações. Olhar para uma criança e acreditar em seu potencial é um direito de cada uma.
_________________________________________________________________________________
MODELO DE RESPOSTA À INTERVENÇÃO
(response to interventio)
COMO IDENTIFICAR E INTERVIR COM CRIANÇAS DE RISCO PARA OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
OLGA V. C. DOS ANJOS ANDRADE
PAULO E. ANDRADE
SIMONE A. CAPELLINI
EDITORA PULSO
Hoje iniciei a leitura do livro RTI. Logo no começo me deparo com informações tristes sobre a educação e formação dos professores. O Brasil está na últimas colocações, entre os 05 e 10 piores países do mundo em compreensão de leitura em todas as medições realizadas até hoje (OECD, 2003, 2006, 2009). Farei uma pesquisa para verificar esse dados atualmente (2016).
Considero uma leitura importante para que possamos mudar nossos olhares e intervenções em relação a educação e aprendizagem.
Ao longo da leitura, farei comentários relevantes sobre o livro.
LINK SOBRE O LIVRO
Descrição do produto
Escrever um livro é um desafio, mas escrever uma obra que congrega conhecimentos das áreas da fonoaudiologia, psicologia e pedagogia para apresentar um assunto ainda inovador no Brasil no ambiente educacional, como o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), é um desafio ainda maior. Esperamos que o leitor ao ter contado com esta obra possa perceber a real contribuição que as páginas deste livro apresenta para a identificação precoce dos problemas de aprendizagem, o levantamento dos riscos para os transtornos de aprendizagem e a responsabilidade do uso do diagnóstico por profissionais que atuam na educação. Que esta obra venha a contribuir para a difusão de um modelo que respeita a relação desenvolvimento/aprendizagem, ao mesmo tempo que identifica com responsabilidade o risco da ocorrência dos transtornos de aprendizagem e propõe a intervenção como forma de confirmar ou não a sua existência. Boa Leitura!
Capítulo 1 - Levantando problemas e possíveis soluções ............... 15
Capítulo 2 - O debate na alfabetização: teorias e evidências .......... 25
Capítulo 3 - Relação entre a fala e a escrita na Quarta Conferência
NIHCD de 1972 .......................................................... 43
Capítulo 4 - As origens do conceito de consciência fonêmica e
consciência fonológica .............................................. 61
Capítulo 5 - Relação causal entre consciência fonológica e aquisição
da leitura-escrita ...................................................... 79
Capítulo 6 - Breve história dos Transtornos de Aprendizagem ........ 93
Capítulo 7 - Distinguindo Transtorno de Aprendizagem (TA) de
Dificuldades de Aprendizagem (DA) ........................ 111
Capítulo 8 - Discutindo os Transtornos de Aprendizagem (TA):
prevalência, sinais preditores, comorbidades e
abordagem dimensional ......................................... 117
Capítulo 9 - O conceito de baixo rendimento escolar à luz da
estatística: noções básicas para educadores ............ 131
Capítulo 10 - Alternativa à abordagem diagnóstica tradicional de
TA: os modelos de resposta à intervenção (RTI) ....... 171
Capítulo 11 - Camada 1 do RTI ...................................................... 185
Capítulo 12 - Uma proposta de RTI de três camadas ....................... 223
Apêndice - Atividades da proposta de RTI ................................... 253
Bibliografia ...................................................................................297
________________________________________________________________________________
04/06/2016
DIFERENÇA ENTRE TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM - TA : o termo transtorno está relacionado a fatores genético-neurológicos. Pode ser diagnosticado com exames clínicos e laboratoriais. Os Transtornos de aprendizagem são: discalculia, dislexia, alteração do processamento auditivo. Os exames possíveis que podem ser realizados: PAC, Processamento Visual, Audiometria, Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Neurológica, Ortóptica. É importante a avaliação multidisciplinar para que o diagnóstico seja mais assertivo. A idade mais adequada para diagnóstico de dislexia, discalculia e alteração do processamento auditivo é de 07 anos de idade. Isso para que aguarde a maturação neurológica.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM - DA : o termo dificuldade está relacionado a condições socioeconômica e culturais, ambiente familiar, ambiente escolar, metodologia de ensino, emocional, etc.
A intervenção adequada depende de uma avaliação assertiva. Cada quadro tem um tipo de intervenção.
Os profissionais e especialistas que estão envolvidos na equipe multidisciplinar para realizar o diagnóstico são: Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Psicomotricista ou TO, Neurologista, Oftalmologista e Psicólogo ou Neuropsicólogo.
SEGUE LINK DO ARTIGO SOBRE DISLEXIA, DOS MESMOS AUTORES DO LIVRO RTI
LINK PARA CONHECER OUTROS LIVROS DOS MESMOS AUTORES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário