MATEMÁTICA - CONCEITOS E ATIVIDADES



A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO MATERIAL RECICLADO - TAMPINHAS
UMA EXCELENTE ALTERNATIVA E UM ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL


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PAULA ÁBDO



Imagem retirada da apresentação de Silvana Iunes




A matemática é uma das áreas que os alunos não gostam muito. Porém, o educador pode estimular o gosto através de atividades prazerosas, que estimulam a curiosidade(sistema límbico - área das emoções no cérebro) e sua aplicabilidade na vida diária. Uma delas é a atividade com tampinhas (material reciclável, fácil e sem custo). Comece a sua coleção e mãos á obra ! 

Sugestões de atividades que desenvolvem as operações mentais. Aqui sugiro um excelente material: tampinhas diversas. As propostas estão relacionadas de forma didática, seguindo uma ordem de trabalho. Porém, o professor, de acordo com o conhecimento prévio do aluno poderá desenvolver o conceito mais adequado a faixa etária.


1. Exploração do material de forma livre para conhecimento do mesmo. Cada criança poderá levantar hipóteses do que pode fazer com o material, após este momento o mediador da atividade faz intervenção com questionamentos que levem a criança a desenvolver as operações lógicas abaixo.
1A. Atividade de Exploração: construção - encaixe - empilhamento - torre 
1B. Escravos de Jó
1C. Apalpe e acerte: dentro de um saco, colocar várias tampinhas. A criança através do apalpar deverá pegar duas tampinhas iguais. Procurar colocar tampinhas bem diferentes umas das outras para não haver enganos.
1D. Jogo da Torre Coletiva: A professora coloca uma tampinha no centro da mesa. Cada criança coloca uma tampinha para construir a Torre. As tampinhas precisam ser iguais.
2. Comparação: através da observação a criança estabelece relações entre os objetos (diferença/igualdade) favorecendo o levantamento de critérios para essa operação lógica.
3. Classificação: é uma operação lógica, que consiste na capacidade de separa objetos, pessoas, fatos ou ideias em classes, tendo por critério uma ou várias categorias - atributos do objetos. Classificar as tampinhas por: tamanho, cor.

http://slideplayer.com.br/slide/1251687/ - Silvana Iunes - Classificação por tamanho



http://slideplayer.com.br/slide/1251687/ - Silvana Iunes - Classificação por cor

4. Seriação ou ordenação: é uma operação lógica, que consiste em estabelecer uma ordem entre os elementos de um conjunto. Ordenar as tampinhas por tamanho.
5. Sequenciação: é uma sucessão regular e linear de objetos, que mantém entre si a mesma relação de vizinhança, formando um padrão que se repete.
6. Categorias: tamanho, cor, formas, espessura. Alguns tipos de Categorias Cognitivas são: tamanho, quantidade, posição/postura, direção, orientação, idade (período da vida), espessura, peso, massa corpórea, altura, valor, distância, animais, relações humanas, etc..
7. Topologia: refere-se à noção de espaço. Quando a criança manipula o material no chão ou na mesa estabelece relações com o espaço.
8. Quantificação: noção de mais/menos - pouco/muito - contagem das tampinhas.
9. Correspondência quantidade com numeral

Atividade por idade:
Aos três anos de idade o professor poderá trabalhar com tampinhas grandes, para que a criança não coloque na boca e corra o risco de se engasgar. Trabalhando o encaixe, empilhamento e torre (Jogos acima citados). Conceitos/categorias cognitivas: tamanho(grande/pequeno), cor(primárias), posição (dentro/fora) e quantificação (um, dois, três).

Aos quatro anos de idade, o professor poderá ampliar o conhecimento com as operações cognitivas: classificação (primeiro por cor e tamanho - depois ampliar para outras categorias), seriação por tamanho, sequenciação com dois ou três atributos (vermelho, azul, verde ou amarelo e verde), quantificação até 10 (quando a criança conta corretamente até ampliar a contagem).

Aos cinco anos de idade a criança tem possibilidade de desenvolver mais conteúdo de forma mais complexa.

Existem outras possibilidades de materiais:
* conchas



*pedras

* pente  
                  




É importante que o professor possa olhar para criança com sua individualidade e sua potencialidade. Dar oportunidade de experimentar e vivenciar cada material é muito rico.


Bibliografia:
a. ARANÃO, IVANA V. D. - A Matemática através de Brincadeiras e Jogos. 2002. 4ª Edição. Papirus Editora.
b. http://slideplayer.com.br/slide/1251687/  - Apresentação de Silvana Iunes
c. Apostilas de cursos e escolas diversas.



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