Desatenção/Distração??? Pode ser sinal de um distúrbio ou não.
A distração / desatenção é
dificuldade de concentração ou falta de atenção. Atenção tem o seguinte significado:
vigilância. A definição de concentração é a de aplicar atenção em algum
assunto. Segundo Holle (1979:140): “A criança precisa acostumar-se a escutar e
a ver, isto é, a perceber auditiva e visualmente.” O que isso quer dizer, então?
Após o aluno manter a atenção, ele
concentra-se na tarefa por um tempo considerável, não se deixando distrair por
estímulos variáveis e menos irrelevantes. Perceber auditiva e visualmente se
aprende e estimula o desenvolvimento da atenção/concentração.
A capacidade de prestar
atenção / concentração depende diretamente do funcionamento adequado e
integrado de diversas áreas cerebrais. Concentração insuficiente e incapacidade
em sustentar o esforço podem, por exemplo, serem causados por problemas /
transtornos de aprendizagem (linguagem, leitura, escrita, matemática, etc.) ou
distúrbio (alteração do processamento auditivo). Segundo Fonseca, há alguns
fatores que influenciam no foco da atenção: motivação; hiperatividade; impulsividade;
ritmo interno; complexidade da atividade; nível da experiência anterior e
estado emocional do momento, onde a criança ou jovem sente-se
ansioso/estressado/deprimido. Portanto, a atenção/concentração depende de uma
organização interna e externa. Se o aluno apresenta desatenção pode ter uma
origem neurológica ou emocional, nesses casos, a escola precisa encaminhar para
um especialista.
No Atendimento Psicomotor é
possível criar experiências para desenvolver a atenção/concentração que é indispensável
para a aprendizagem e uma boa qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário