sexta-feira, 18 de abril de 2014

DESATENÇÃO / DISTRAÇÃO


Desatenção/Distração???  Pode ser sinal de um distúrbio ou não.

A distração / desatenção é dificuldade de concentração ou falta de atenção. Atenção tem o seguinte significado: vigilância. A definição de concentração é a de aplicar atenção em algum assunto. Segundo Holle (1979:140): “A criança precisa acostumar-se a escutar e a ver, isto é, a perceber auditiva e visualmente.” O que isso quer dizer, então?  Após o aluno manter a atenção, ele concentra-se na tarefa por um tempo considerável, não se deixando distrair por estímulos variáveis e menos irrelevantes. Perceber auditiva e visualmente se aprende e estimula o desenvolvimento da atenção/concentração.

A capacidade de prestar atenção / concentração depende diretamente do funcionamento adequado e integrado de diversas áreas cerebrais. Concentração insuficiente e incapacidade em sustentar o esforço podem, por exemplo, serem causados por problemas / transtornos de aprendizagem (linguagem, leitura, escrita, matemática, etc.) ou distúrbio (alteração do processamento auditivo). Segundo Fonseca, há alguns fatores que influenciam no foco da atenção: motivação; hiperatividade; impulsividade; ritmo interno; complexidade da atividade; nível da experiência anterior e estado emocional do momento, onde a criança ou jovem sente-se ansioso/estressado/deprimido. Portanto, a atenção/concentração depende de uma organização interna e externa. Se o aluno apresenta desatenção pode ter uma origem neurológica ou emocional, nesses casos, a escola precisa encaminhar para um especialista.

No Atendimento Psicomotor é possível criar experiências para desenvolver a atenção/concentração que é indispensável para a aprendizagem e uma boa qualidade de vida.

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