A Psicomotricidade me traz muita alegria. Vejo resultados maravilhosos. A cada conquista do paciente, fico mais encantada com a ciência do movimento do corpo humano e suas possibilidades de aprendizagem.
Este ano iniciei o trabalho de palestras e cursos em escolas. É fantástica a troca com os educadores sobre suas atividades e a Psicomotricidade. O lúdico sempre faz parte de todas as propostas. Prazer e alegria são fundamentais para um desenvolvimento pleno. Somos seres integrais: corpo (motor), emocional e cognitivo. Esses três pilares nos proporcionam infinitos caminhos na nossa evolução, desde que somos gerados no ventre da mãe até o fim da vida.
Faço uma integração entre a Psicomotricidade e a Psicopedagogia. As duas áreas podem conversar criando muitas possibilidades de atividades que irão ajudar muito o paciente. Todos ganham com esse diálogo.
Brincar de encaixar peças é comum nas escolas. Proporciona o desenvolvimento da Praxia Fina (coordenação motora fina, organização espacial, atenção e concentração). O educador pode ter vários objetivos: desenvolver a praxia fina; desenvolver a noção espacial - construção de um objeto no espaço em relação ao aluno; identificar e nomear as cores; identificar e nomear os tamanhos. Este é apenas um exemplo dessa relação: psicomotricidade e pedagogia. Um trabalho riquíssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário