O Brasil recebeu e recebe influência da
Escola Francesa de Psicomotricidade. Ao longo dos anos, os franceses
pesquisaram a importância do movimento humano. Alguns destes teóricos são
Décroly, Jean Le Boulch e Dra. Giselle Soubiran. Na Rússia, surgiram outros
estudiosos: Vygostsky e Luria, que pesquisaram aspectos do cérebro. Pesquisadores
na área do estudo do corpo, movimento e sua relação com a mente, se destacaram
ao longo dos anos, como por exemplo: Schilder; Henri Wallon; Heyer; Bergés (seguidor
de Ajuriaguerra).
No Brasil, alguns mestres vieram
trabalhar, por exemplo: Dra. Dalila de Costallat e Dra. Helena Antipoff. Dra
Beatriz Loureiro, em 1973 inicia seu trabalho na área da Psicomotricidade com a
Dra. Helena Antipoff.
A Psicomotricidade
tem uma concepção holística do ser humano: cognitivo, emocional e afetivo. O
terapeuta através da observação e mediação proporciona ao aluno momentos individualizados
para trabalhar as condutas motoras inadequadas, resultando em um ato motor
harmônico. Estas condutas podem estar ligadas aos seguintes problemas: desenvolvimento
e maturação psicomotora ou aprendizagem. As Áreas Psicomotoras trabalhadas são:
Esquema e Imagem Corporal; Lateralização; Noção Espaço-Temporal; Ritmo;
Coordenação Global e Fina; Equilibração e Tonicidade (hipotonicidade e
hipertonicidade).
O Brasil recebeu e recebe influência da
Escola Francesa de Psicomotricidade. Ao longo dos anos, os franceses
pesquisaram a importância do movimento humano. Alguns destes teóricos são
Décroly, Jean Le Boulch e Dra. Giselle Soubiran. Na Rússia, surgiram outros
estudiosos: Vygostsky e Luria, que pesquisaram aspectos do cérebro. Pesquisadores
na área do estudo do corpo, movimento e sua relação com a mente, se destacaram
ao longo dos anos, como por exemplo: Schilder; Henri Wallon; Heyer; Bergés (seguidor
de Ajuriaguerra).
No Brasil, alguns mestres vieram
trabalhar, por exemplo: Dra. Dalila de Costallat e Dra. Helena Antipoff. Dra
Beatriz Loureiro, em 1973 inicia seu trabalho na área da Psicomotricidade com a
Dra. Helena Antipoff.
A Psicomotricidade
tem uma concepção holística do ser humano: cognitivo, emocional e afetivo. O
terapeuta através da observação e mediação proporciona ao aluno momentos individualizados
para trabalhar as condutas motoras inadequadas, resultando em um ato motor
harmônico. Estas condutas podem estar ligadas aos seguintes problemas: desenvolvimento
e maturação psicomotora ou aprendizagem. As Áreas Psicomotoras trabalhadas são:
Esquema e Imagem Corporal; Lateralização; Noção Espaço-Temporal; Ritmo;
Coordenação Global e Fina; Equilibração e Tonicidade (hipotonicidade e
hipertonicidade).
ATENDIMENTO
TERAPÊUTICO CLÍNICO
No atendimento psicomotor as propostas são elaboradas para desenvolverem as áreas psicomotoras de forma integral, mesmo que no planejamento tenha uma divisão didática, cada proposta tem um foco principal e as outras áreas também são desenvolvidas. Quando uma criança pula corda, desenvolve: aspectos motores/poder fazer (pular; girar os braços) , emocional/querer fazer ("Sou capaz de realizar a atividade de pular corda") e aspectos cognitivos/saber fazer (contagem da quantidade de vezes da ação de pular a corda).
"Seu cérebro pode continuar aprendendo do nascimento até o fim da vida." (Marian Diamond)
QUEM SE BENEFICIA COM A PSICOMOTRICIDADE ?Bebê Prematuro, crianças, adolescentes, adultos e geronte.
* A Psicomotricidade é uma terapia que beneficia desde a fase do bebê até o geronte (terceira idade); * As grávidas e as mães que estão no momento da amamentação podem ter grandes benefícios com a relaxação;* Pessoas que tiveram AVC, neste caso a terapia precisa atuar logo no começo;* Bebê, criança e adolescente com Deficiência Intelectual;* Bebê prematuro: como ele não desenvolveu-se completamente na gestação, necessita de estímulo para obter um melhor desenvolvimento;* Pessoas com "dificuldades de aprendizagem";* Hiperativos e/ou deficit de atenção;* Autistas;* Atraso motor, entre outros.
Pense no futuro: Melhor desempenho profissional. Uma pessoa organizada tem mais possibilidades de obter sucesso em sua vida.
Seu filho(a) vai obter grandes benefícios !!!
Melhor qualidade de vida !!!Melhor desempenho escolar !!!
As vantagens ampliam-se para todos os campos da vida (social, familiar, escolar e profissional).
No atendimento psicomotor as propostas são elaboradas para desenvolverem as áreas psicomotoras de forma integral, mesmo que no planejamento tenha uma divisão didática, cada proposta tem um foco principal e as outras áreas também são desenvolvidas. Quando uma criança pula corda, desenvolve: aspectos motores/poder fazer (pular; girar os braços) , emocional/querer fazer ("Sou capaz de realizar a atividade de pular corda") e aspectos cognitivos/saber fazer (contagem da quantidade de vezes da ação de pular a corda).
Crianças
e adolescentes nas seguintes áreas:
·
Necessidades
Especiais (Síndrome de Down e Autista)
·
Dificuldades / Distúrbio de Aprendizagem
·
Atraso Motor
·
Déficit de
Atenção
·
Disgrafia (letra
ilegível)
·
Síndrome de
Irlen
·
Alteração do
Processamento Auditivo
·
Apraxia da Fala
na Infância
"Seu cérebro pode continuar aprendendo do nascimento até o fim da vida." (Marian Diamond)
QUEM SE BENEFICIA COM A PSICOMOTRICIDADE ?Bebê Prematuro, crianças, adolescentes, adultos e geronte.
* A Psicomotricidade é uma terapia que beneficia desde a fase do bebê até o geronte (terceira idade); * As grávidas e as mães que estão no momento da amamentação podem ter grandes benefícios com a relaxação;* Pessoas que tiveram AVC, neste caso a terapia precisa atuar logo no começo;* Bebê, criança e adolescente com Deficiência Intelectual;* Bebê prematuro: como ele não desenvolveu-se completamente na gestação, necessita de estímulo para obter um melhor desenvolvimento;* Pessoas com "dificuldades de aprendizagem";* Hiperativos e/ou deficit de atenção;* Autistas;* Atraso motor, entre outros.
Pense no futuro: Melhor desempenho profissional. Uma pessoa organizada tem mais possibilidades de obter sucesso em sua vida.
Seu filho(a) vai obter grandes benefícios !!!
Melhor qualidade de vida !!!Melhor desempenho escolar !!!
As vantagens ampliam-se para todos os campos da vida (social, familiar, escolar e profissional).
Seguem abaixo algumas definições da
Psicomotricidade:
“A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação,
pois indifere das diversas escolas,
psicológicas, condutistas, evolutista, genéticas, etc. ela visa a representação
e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo”
(AJURIAGUERRA in LOUREIRO,2006).
“A Psicomotricidade visa privilegiar a qualidade da relação afetiva, a
mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle
postural, à noção do corpo, sua lateralização e direcionalidade e a
planificação práxica, enquanto componentes essenciais e globais da aprendizagem
e do seu ato mental concomitante. Nela o corpo e a motricidade são abordados
como unidade e totalidade do ser. O seu enfoque é, portanto psicossomático,
psicocognitivo, psiquiátrico, somato-analítico, psiconeurológico,
psicoterapêutico.” (FONSECA in LOUREIRO, 2006).
“A Psicomotricidade em seus meios e fins jamais se esquece da união
psico-afetivo-motora e atua sobre este conjunto, pois os transtornos
psicomotores têm as mais diversas manifestações”.(SOUBIRAN in LOUREIRO, 2006).
“A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro,
psico-cognitivos funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação
manifestados pela dimensão simbólica própria, original e especial do ser
humano.” (LOUREIRO, 2006).
A Psicomotricidade trabalha com os três pilares: cognitivo, motor e emocional. Sempre tendo em vista o ser humano como um ser integral. Por exemplo: quando um(a) filho(a) fica bravo(a) por que os pais não permitiram que ele(a) brinque com água, esse criança mostra através de seu corpo (expressão corporal e facial) uma tensão e insatisfação de seu desejo. Existem os aspectos emocionais, motores e cognitivo (o quanto a criança compreende a situação).
As áreas psicomotoras são:
Seguem abaixo algumas definições da
Psicomotricidade:
“A Psicomotricidade se conceitua como ciência da Saúde e da Educação,
pois indifere das diversas escolas,
psicológicas, condutistas, evolutista, genéticas, etc. ela visa a representação
e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo”
(AJURIAGUERRA in LOUREIRO,2006).
“A Psicomotricidade visa privilegiar a qualidade da relação afetiva, a
mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle
postural, à noção do corpo, sua lateralização e direcionalidade e a
planificação práxica, enquanto componentes essenciais e globais da aprendizagem
e do seu ato mental concomitante. Nela o corpo e a motricidade são abordados
como unidade e totalidade do ser. O seu enfoque é, portanto psicossomático,
psicocognitivo, psiquiátrico, somato-analítico, psiconeurológico,
psicoterapêutico.” (FONSECA in LOUREIRO, 2006).
“A Psicomotricidade em seus meios e fins jamais se esquece da união
psico-afetivo-motora e atua sobre este conjunto, pois os transtornos
psicomotores têm as mais diversas manifestações”.(SOUBIRAN in LOUREIRO, 2006).
“A Psicomotricidade é a otimização corporal dos potenciais neuro,
psico-cognitivos funcionais, sujeitos as leis de desenvolvimento e maturação
manifestados pela dimensão simbólica própria, original e especial do ser
humano.” (LOUREIRO, 2006).
1. Tonicidade;
2. Equilibração:
3. Atenção/Concentração;
4. Orientação Espaço-Temporal;
5. Ritmo;
6. Esquema e Imagem Corporal;
7. Praxia Fina e Global.
Excelente. Muita informação!
ResponderExcluirGrata pela mensagem, dalva nogueira ! Fico muito feliz em contribuir com informações relevantes. Abraços, Paula.
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