quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PSICOMOTRICIDADE X DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM



Qual a relação entre a Psicomotricidade e o Distúrbio de Aprendizagem ? 



A Psicomotricidade é uma área da ciência que estuda o movimento corporal do ser humano. A Intervenção Psicomotora proporciona momentos agradáveis para desenvolver a harmonia dos movimentos e a reorganização interna. O trabalho tem uma concepção holística do ser humano: cognitivo (mental); emocional; motor. A intervenção pode ser realizada em grupo ou individual.
As Áreas Psicomotoras são: Esquema e Imagem Corporal; Tonicidade (tônus: hipotonicidade e hipertonicidade); Equilibração (movimentos de equilíbrio estático e dinâmico); Ritmo; Noção Espaço-Temporal; Praxia Global e Fina (coordenação motora ampla e fina); Lateralização e Atenção/Concentração.
O Distúrbio pode estar relacionado com alguma Área Psicomotora não desenvolvida. Por exemplo: Disgrafia (letra ilegível). Na maioria das vezes a criança que apresenta Disgrafia tem a área da consciência corporal não elaborada de forma adequada. As mãos são produtoras de textos/escrita, ferramentas, brinquedos, etc. O ser humano produz com as mãos. Desta forma, a Imagem das mãos precisa estar elaborada na nossa mente. Para desenvolver a consciência corporal das mãos, as propostas são: pintar com as mãos; brincar na areia; fazer contorno das mãos, entre outras. A escrita está relacionada à área do lobo frontal do cérebro: planejamento de ações e movimentos, e pensamento abstrato. Portanto, para escrever há necessidade de planejamento do movimento, depois se torna automático. Para escrever, o indivíduo precisa ter controle da impulsividade e consciência corporal, dissociação dos membros (dedos, punho, braços e ombro), atenção e concentração, todas são Áreas Psicomotoras relacionadas à escrita (ato de registro de nossos pensamentos/ideias).

Como pode observar, o ser humano é complexo. O seu processo de desenvolvimento necessita de estímulos para alcançar um bom desempenho. O estímulo (terapia psicomotora ou educação psicomotora) promove o desenvolvimento do ato motor, que foi planejado (cérebro).

Por Paula Ábdo
Psicomotricista - Psicopedagoga - Mediadora de PEI

2 comentários:

Postagens populares